domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ilustração científica - modelo real







Nome científico: Scomber scombrus
Nome comum: Cavala do Atlântico

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aguarela ... em desenvolvimento...

A aguarela é fabricada a partir de pigmentos moídos em pó, misturados com goma arábica. Em tempos também se misturaram outros aditivos a estes, como glicerina, mel e outras substâncias para aumentar a transparência e retardar a secagem. A aguarela caracteriza-se pela transparência das suas cores. As tintas existem à venda em estado sólido (pastilhas), pastoso (tubos) e líquido (frascos). Em qualquer dos casos usa-se a água como solvente até se obter o tom pretendido.
Na aguarela aplicam-se primeiro as cores claras e depois as escuras. Usam-se basicamente duas técnicas que consistem no seguinte:
-sobreposição de camadas de tinta sobre papel seco, deixando secar cada camada que se aplica antes de pôr a seguinte, obtendo sucessivamente tons mais escuros.
- aplicação da aguarela sobre papel previamente humedecido (com uma esponja, por exemplo), permitindo a livre expansão desta na superfície do papel e mistura das cores no momento em que se deposita a tinta (lavis).
Pode-se ainda trabalhar com materiais que isolem previamente zonas do papel, como por exemplo pastéis de óleo ou borracha líquida e depois aplicar a aguarela...
Os papéis de aguarela são encorpados, texturados e/ou granulados e existem à venda numa grande variedade. De extrema importância é a escolha correcta dos pincéis a utilizar, que também existem em grande variedade quer em qualidade quer em forma. Os bons pincéis, bem como as boas cores são caros... Os melhores são os de pêlo de cauda de marta vermelha ou um seu substituto sintético.
Embora a aguarela seja principalmente uma técnica de pintura é também usada para desenhar e ilustrar ou trabalhar em conjunto com materiais variados de desenho.

 
 Turner - San Giorgio Maggiore from the Dogana (1819)


Durer - Lebre - aguarela, 1502

Paul Klee - Red and white domes - aguarela, 1919